terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CONSIDERAÇÕES

As coisas antigas me despertam uma curiosa nostalgia. Chega a ser assustadora como as coisas passadas voltam a nosso presente, perfeitamente atuais. Seja para apenas ratificar algumas considerações já feitas, seja para abolir outras, elevando assim o nível do conhecimento.


***

"Um auto-retrato rápido e envelhecido pelos conflitos diários: Estou só. Apenas eu e eu. Ou eu e meus pensamentos."

***
Na época, no ano de 2005, apesar de estar namorando com uma pessoa e ter uma família numerosa e presente, me sentia assim: só. Foi esse sentimento que me fez escrever a frase acima.
Com o passar dos anos, esse sentimento de solidão foi desaparecendo. Não me sinto só hoje. Não tenho um diálogo constante/diário com meus familiares. Mas nem por isso me sinto separado deles. Minha atual companheira, me completa de uma forma absurda. Em meu ser hoje, não há espaço para solidão. Mas não pense que foi fácil chegar a essa percepção.
Continuei escrevendo:
***
"Ando me vendo, vendo todos e tudo à certa distância.
Me sinto anestesiado como um soldado que,
atingido por uma bomba,
ver a morte cada vez mais perto graças a morfina.
É assim que estou: chapado diante da vida.
E isso não tem nada haver com drogas. "
***
Eu me deparar novamente, depois de muitos anos com essa frase, vejo que não mais me sinto de tal maneira. Provavelmente o que eu estava a sentir naquela época fosse apenas um desinteresse pelo aquilo que eu não conhecia: a vida. Durante minha vida não lembro de ninguém, nem familiares, nem amigos, que me explicassem a vida de forma clara e simples. Tive que ir vivendo e aprendendo só como a vida em sociedade era estabelecida. Vai ver que eles ainda estavam a aprender também. Pouco tempo depois li em um artigo na internet que era comum adolescentes que estavam a adentrar na fase adulta, sofrerem com essa leve tristeza que parecia ser permanente. Felizmente o tempo mostrou que os médicos estavam certos, minha "dormência de vida" passou e cá estou eu para fazer algo para a humanidade, que eu ainda não sei direito o que é mas que irei lutar para alcaçar meu destino escolhido.

Nenhum comentário: